dom. maio 12th, 2024

A TV Globo, exibiu na última sexta-feira (1º), o último capítulo de “Fuzuê”, novela que marcou a estreia de Gustavo Reiz na dramaturgia da emissora. O ex-autor da Record, porém, não teve êxito em seu primeiro trabalho na líder de audiência. Dados consolidados do Kantar Ibope, mostram que a comédia romântica do autor não agradou o público e acabou encerrando sua trajetória com o pior resultado de uma novela das sete, desde a criação do horário.

De acordo com Instituto, os 173 capítulos do folhetim obtiveram uma média de 19,3 pontos na Capital Paulista, superando o recorde negativo do horário. Há dez anos, “Geração Brasil”, assinada por Felipe Miguez, encabeçava a lista de maiores fracassos do horário ao finalizar com uma média de 19,4 pontos na maior praça do país e vista como referência para o mercado publicitário.

“Fuzuê” ainda foi a responsável por desfazer todo o trabalho de elevação realizado por “Vai na Fé”, novela assinada por Rosane Svartman que obteve 23,3 pontos de média na Capital Paulista. A Globo espera agora, recuperar esses índices com sua nova aposta do horário, “Família é Tudo”, escrita por Daniel Ortiz.

E não foi apenas em São Paulo que o folhetim não agradou, no Painel Nacional de Televisão (PNT), sua média final ficou em 19,8 pontos. Enquanto no Rio de Janeiro, um importante reduto de audiência da Globo, sua média ficou em 22,5 pontos apenas.

Apesar de ser elogiada por alguns críticos da mídia especializada, “Fuzuê” se mostrou uma novela arrastada para o público em diversos momentos, aliás, essa é uma das causas apontadas para o fracasso da novela. Além disso, a novela das seis, responsável por abrir o horário nobre, também não é nenhuma arrasa quarteirão, tornando a consolidação da trama ainda mais difícil.

As comparações com sua antecessora também fizeram o público ter um pé atrás com a trama do autor. Pensando nisso, a Globo escalou Ricardo Linhares para fazer modificações e a supervisão do texto da novela, o que acabou gerando um efeito positivo nos índices que poderiam ser bem piores.