Sem perspectivas de melhora, “Um Lugar ao Sol” não atinge nem 20 pontos em oito praças
A nova aposta da TV Globo para o horário das nove, “Um Lugar ao Sol”, ainda não conseguiu conquistar o grande público, e vem quebrando recordes negativos no principal horário de novelas da emissora carioca. Nem mesmo a queda da RecordTV, após o fim de “Gênesis”, a trama conseguiu ganhar o público e atingir médias mais compatíveis com a emissora.
Na última semana, entre 13 e 18 de dezembro, o folhetim de Lícia Manzo, registrou somente 21,6 pontos de média nacional, índice muito ruim, e que eram registrados por “Eta Mundo Bom”, na faixa do “Vale a Pena Ver de Novo”, no ano passado. Apesar disso, a trama ainda conseguiu ser a maior audiência da emissora dos Marinhos, que atravessa uma crise de audiência.
Em São Paulo, principal praça e referência para o mercado, o folhetim registrou somente 22,8 pontos de média semanal, sendo superado somente pelos 27,1 pontos, registrados pela novela no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, um importante reduto da TV Globo, o folhetim somou apenas 22,7 pontos de média, sendo esse um de seus piores índices. Em Belém, foram obtidos apenas 22,1 pontos de média, enquanto em Belo Horizonte, a novela somou 21,3 pontos de média, seguido de Recife e Salvador com 20,8 pontos de média.
Em outras oito praças, a situação da novela é ainda mais crítica e sua audiência não passou se quer dos 20 pontos de média, meta esperada para o horário das 18 horas. Goiânia continua sendo a pior praça para o folhetim, onde registrou 12,8 pontos de média, na sequência aparecem: “Vitória” (14,2); Campinas (14,7); Distrito Federal (15,7); Fortaleza (15,8); Florianópolis (17,6); Curitiba (19,1) e Manaus (19,9).